sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Palácio da Alvorada

As margens do lago Paranoá, localiza-se o Palácio da Alvorada – primeiro edifício inaugurado em Brasília, em junho de 1958.
Projetada por Oscar Niemeyer e realizada pela Construtora Rabello S.A., a residência oficial do Presidente tornou-se símbolo do movimento moderno da arquitetura brasileira, do progresso cultural e técnico do Brasil. Suas colunas, cujo formato deu origem ao símbolo da cidade, que dá forma ao brasão do Distrito Federal, tornaram-se o emblema da capital da República.
Juscelino Kubitschek foi quem batizou a construção de Niemeyer. Em 1960, quando questionado sobre o porquê do nome "alvorada", o então Presidente respondeu com outra questão: "O que é Brasília, senão a alvorada de um novo dia para o Brasil?".
O Alvorada é uma construção revestida de mármore e fachada de vidro, sustentada por colunas brancas que se abrem em semicírculos. Desta forma, o vidro proporciona a indefinição entre espaço interior e exterior; já as famosas colunas apóiam-se no chão por um de seus vértices fazendo desaparecer a idéia de peso. Em virtude de seus lados, forma-se um desenho complexo pelo entrelaçamento de curvas que nos reportam às célebres colunas salomônicas barrocas.
O espelho d'água, que reflete a imagem do edifício, criando um espaço virtual infinito, é complementado por um grupo escultórico que parece flutuar à superfície da água, numa ausência aparente de materialidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário